Rede Portuguesa
de Envelhecimento Saudável e Ativo

Programa para uma Sociedade Longeva promove concurso de fotografia

O Programa para uma Sociedade Longeva – PSL, da Universidade do Algarve, acaba de lançar, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V-A, Espanha-Portugal, (POCTEP), 2014-2020, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), alinhado com os objetivos do Reference Site Algarve Active Ageing – A3, o Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”. As inscrições estão abertas até 4 de fevereiro de 2022.

 

 

O Programa para uma Sociedade Longeva – PSL, da Universidade do Algarve, acaba de lançar, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V-A, Espanha-Portugal, (POCTEP), 2014-2020, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), alinhado com os objetivos do Reference Site Algarve Active Ageing – A3, o Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”.

O PSL é um projeto que se baseia na decisão empenhada e construtiva de enfrentar a longevidade da vida como um dos pontos fortes da sociedade do futuro e tem como principais objetivos incentivar, apoiar e implementar estudos, investigações, descobertas científicas e avanços tecnológicos que contribuam para definir a longevidade como uma fase saudável e gratificante da vida, tanto para os indivíduos como para a sociedade a que pertencem.

No âmbito da comunicação deste projeto, e como forma de compreender a longevidade, longe do conceito do idoso como um “peso” ou um individuo sem capacidade de atuar na transformação e melhoria da sociedade surge este Concurso de Fotografia, apresentando-se como uma iniciativa universal e de carácter intergeracional.

Objetivos

Este concurso de fotografia visa estimular e promover o olhar critico dos participantes pela população mais longeva e de criar a oportunidade de retratar o processo de envelhecimento ativo e saudável.

O tema do Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”, pode abranger fotos de:

  • Pessoas idosas em grupo ou sozinhas que transmitam uma visão positiva da idade;
  • Eventos, objetos ou atividades que liguem a realidade dos idosos ao usufruto do património cultural e natural. Devem ser fotografias que transmitam uma ideia do que significa viver ativamente para os idosos.

Elegibilidade

O Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma” é de carácter gratuito e está aberto à comunidade em geral maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade.

Prazo

O Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”, promovido pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito do Programa para uma Sociedade Longeva, tem início no dia 10 de janeiro de 2022 e termina no dia 4 de fevereiro de 2022 às 24:00h (Fuso horário em Lisboa (GMT+1), momento a partir do qual não serão consideradas mais submissões.

 

Regulamento

Ficha de Inscrição